terça-feira, 15 de junho de 2010

Um brinde e boa noite!

Meu nome é Rodrigo. Meu sobrenome é Braga. Venho através desta me apresentar e redimir. Aos que me conhecem, os amigos da verdade, um fraterno sorriso. E um brinde. Aos que me conhecem, de longe, uma respeitosa reverência.
Aos que me respeitam e admiram, um enorme e respeitoso muito obrigado. Aos irmãos e irmãs de fé e luta, duas mãos seguras por dois braços. Aos que são de sambar, fiquem à vontade. Aos que desejam amizade, braços abertos. Um brinde a todos nós.
Gostaria de brindar por todos guerreiros e guerreiras, amantes cármicos da música. Mestres, estamos juntos. Todas portas-bandeiras dessa missão cultural do universo, que juntam unidade ao verso e se tornam dois, duas que, em grupo levam, entoam, defendem, o samba.
Samba não se faz sozinho, nunca se fez sozinho. Na melhor das reduções da hipótese, há sempre uma árvore, tripas e couro. Entidades outrora vivas que emprestaram seu valor a um ser humano aparentemente só, com uma idéia, com um desejo, com uma força. Postos à serviço da dôr ou da alegria, encontrando seu propósito nos pés, desatando os nós, da massa. 
Aos antepassados dos antepassados, proponho um brinde. À toda conjuntura do destino que levou à criação dos mais sutis quesitos.
À toda seriedade dos exércitos de jongueiros e à toda sacanagem das corjas de malandros, estes todos, criadores, improvisadores, gênios da linguagem por reflexo, sabedoria e sobrevivência, que sacaram do ar de seu tempo as tantas desinências convergidas num só ponto, o samba. De todas as partes do país, de todos os jeitos possíveis, foram eles que resistiram para que agora, ainda possamos refazer sua cultura no terceiro milênio. Um brinde ao legado da cultura negra, como a água, infiltrando-se por entre índios e europeus.
Sou do samba. Junto com meu parceiro Dudu Nicácio, somos Dois do Samba. Mas acredito que juntos somos milhões do samba.
E pra quem é do samba eu deixo meu boa noite.

Boa noite (Mocotó/R.Braga)

"Boa noite, meus amigos camaradas,
Parceiros de madrugadas,
Companheiros de ilusões.

Boa noite, aos que fazem batucadas,
Pandeiros, vozes cantadas,
Cavaquinhos, violões.

Boa noite, às mulheres encantadas,
Às cervejas bem geladas
Às conversas, às canções.

Boa noite, às noites de lua estrelada
Às casas, butecos, calçadas,
Palco dessas uniões.

À todos que gostam de samba, sorrir e cantar
À todos que o coração manda viver ao luar
À todos que fazem da noite razão de seus dias
Que fazem de suas tristezas, belas melodias..."

Boa noite!

Rodrigo Braga

0 comentários:

 

©2009Dois do Samba | by TNB